Entre o coração e o bairro mais boêmio da cidade
Ficha técnica
Tipo de projeto: reforma com alteração de uso (comercial para residencial)
Área: 7.922 m²
Projeto de Arquitetura: MMBB Arquitetos
Projeto de Interiores: Metro Objetos
Desenvolvimento: Planta.Inc.
Produção e Direção Criativa: Planta.Inc.
Implementação de Interiores: Planta.Inc.
Projeto Luminotécnico: Estúdio Lodi
Comunicação Visual: Alles Blau Studio
O projeto arquitetônico a cargo do escritório MMBB valoriza os espaços amplos e bem iluminados pelas fachadas de vidro, adequando o prédio para receber unidades residenciais com diferentes tipologias. No térreo, a abertura de um café tornou sua fachada ativa.
Bela Vista
A Bela Vista é um pequeno distrito multicultural localizado na região central de São Paulo. A história da sua origem populacional é latente até hoje, sendo o Bixiga, ou pequena Itália – bairro tombado dentro do distrito, repleto de cultura e gastronomia, com bares e restaurantes italianos remetendo aos seus primeiros moradores.
Com uma história ligada aos operários e ao samba, a Bela Vista é limítrofe de grandes áreas economicamente importantes de São Paulo, como a região da Paulista, República e Vergueiro, sendo de fácil acesso e estruturalmente bem atendida por transporte público.
Nos últimos 10 anos, o florescimento da área como polo cultural fez crescer consideravelmente o valor de locação do bairro, trazendo novos moradores, novos empreendimentos e a valorização dos que já existiam.
Bairro importante para a formação sociocultural paulistana, a Bela Vista está entre a maior região financeira da cidade, a Avenida Paulista, e o Centro. Entre seus lugares mais emblemáticos estão o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Japan House e a Casa das Rosas, o Teatro Ruth Escobar, as rodas de samba e as apresentações de jazz a céu aberto no Bixiga.