Sobre Empreendimentos
CONTATO

Edifício Arinda

R. BENTO FREITAS, 348 Vila Buarque
ANDRÉ VAINER ARQUITETOS32 APARTAMENTOS11 TIPOLOGIAS

Nosso edifício com uma história musical

Ficha técnica

Tipo de projeto: reforma com alteração de uso (comercial para residencial)
Área: 2.782 m²
Projeto de Arquitetura: André Vainer Arquitetos
Projeto de Interiores: Planta.Inc. e Metro Objetos
Desenvolvimento: Planta.Inc.
Produção e Direção Criativa: Planta.Inc.
Desenvolvimento e implementação de Interiores: Planta.Inc.
Projeto Luminotécnico: Estúdio Lodi
Comunicação Visual: Alles Blau Studio

Antiga sede das gravadoras Copacabana Records e Odeon, o Edifício Arinda foi construído em 1958 na Rua Rêgo Freitas, apenas quatro anos depois da fundação da Livraria Duas Cidades, em endereço vizinho. Na época, o Centro ganhava suas mais emblemáticas edificações modernistas, vivendo uma época de efervescência cultural, social e econômica.

Com projeto de retrofit de André Vainer, as plantas de dimensões e formatações idênticas permitiram um desenvolvimento mais maleável. A concepção mais flexível dos espaços internos aproveitou de todas as aberturas existentes e ainda adicionando novas, trazendo mais luminosidade natural para os ambientes.

Um destaque do retrofit do Edifício Arinda foi a descoberta do painel de madeira original da época, que estava escondido atrás de uma parede que foi construída em algum momento após 1958. A peça foi restaurada e recebe quem chega no prédio.

Os tacos originais dos anos 1950 encontrados na reforma foram utilizados nas áreas de circulação do Edifício Arinda - onde as portas e pórticos de granilite e madeira também passaram por um trabalho de recuperação cuidadoso. Já o mobiliário foi criado exclusivamente para este projeto.
Área

Vila Buarque

O bairro da Vila Buarque, onde a Planta.Inc. iniciou suas atividades, é um retrato do processo de vacância que o Centro enfrentou a partir da segunda metade do século 20. Ali estão algumas das construções mais tradicionais do Modernismo, como os edifícios Itália, Hilton, Copan, além do Edifício Renata, tombado pelo patrimônio histórico e retrofitado pela Planta.Inc. Antes uma região vibrante de comércios e escritórios, o bairro perdeu sua vocação, e como resultado, viu boa parte da população ir embora.

Através de programas como o Projeto de Intervenção Urbana Central e da Lei do Retrofit, o poder público, junto da iniciativa privada, prevê que mais de 220 mil pessoas devem voltar a morar no Centro na próxima década, um aumento de cerca de 50% em relação aos números atuais – e sem que haja a necessidade da construção de novas edificações.

O impacto das boas políticas relacionadas ao retrofit já podem ser sentidas no Centro. Na última década, o preço médio do metro quadrado na região já aumentou em 50%.

A Vila Buarque é um dos bairros mais vibrantes da capital paulista, lar de de alguma das maiores joias arquitetônicas de São Paulo. Ali estão os edifícios Itália, Copan, Hilton e Renata, cercados pelas praças Franklin Roosevelt, República e o viaduto do Minhocão. Na Vila Buarque também estão os Sesc Consolação e Sesc 24 de Maio, o IAB, a Escola da Cidade, o Cineclube Cortina, o restaurante A Casa do Porco e a lanchonete ZDeli, as galerias de arte Pivô, Central, WG e Lança.