Sobre Empreendimentos
CONTATO

Edifício União Continental

R. RÊGO FREITAS, 260 Vila Buarque
MMBB ARQUITETOS41 APARTAMENTOS11 TIPOLOGIAS

Um edifício, duas fachadas

Ficha técnica

Tipo de projeto: reforma com alteração de uso (comercial para residencial)
Área: 2.948 m²
Projeto de Arquitetura: MMBB Arquitetos
Projeto de Interiores: Metro Objetos
Desenvolvimento: Planta.Inc.
Produção e Direção Criativa: Planta.Inc.
Implementação de Interiores: Planta.Inc.
Projeto Luminotécnico: Estúdio Lodi
Comunicação Visual: Alles Blau Studio

O União Continental foi construído em 1973 pela Sorenc. Sua configuração no formato da letra "L" possibilitou a implementação de duas fachadas ativas no térreo durante o retrofit.

O projeto da MMBB Arquitetura se beneficiou da estrutura regular e sem estruturas para criar studios de espaços amplos integrados, e também apartamentos com 1 ou 2 dormitórios. Na requalificação, o União Continental ganhou novas áreas comuns, como academia, lavanderia, terraço e salas multiuso.

Materiais como aço, cobre, alumínio, antigas cúpulas de vidros, peças em acrílicos encontrados no União Continental durante seu retrofit foram reciclados e tornados novas luminárias, e pelo menos 50% de todo o mobiliário do prédio foi feito de madeira de reflorestamento e chapa compensada naval, entre aparadores, armários, mesas laterais e camas.
Área

Vila Buarque

O bairro da Vila Buarque, onde a Planta.Inc. iniciou suas atividades, é um retrato do processo de vacância que o Centro enfrentou a partir da segunda metade do século 20. Ali estão algumas das construções mais tradicionais do Modernismo, como os edifícios Itália, Hilton, Copan, além do Edifício Renata, tombado pelo patrimônio histórico e retrofitado pela Planta.Inc. Antes uma região vibrante de comércios e escritórios, o bairro perdeu sua vocação, e como resultado, viu boa parte da população ir embora.

Através de programas como o Projeto de Intervenção Urbana Central e da Lei do Retrofit, o poder público, junto da iniciativa privada, prevê que mais de 220 mil pessoas devem voltar a morar no Centro na próxima década, um aumento de cerca de 50% em relação aos números atuais – e sem que haja a necessidade da construção de novas edificações.

O impacto das boas políticas relacionadas ao retrofit já podem ser sentidas no Centro. Na última década, o preço médio do metro quadrado na região já aumentou em 50%.

A Vila Buarque é um dos bairros mais vibrantes da capital paulista, lar de de alguma das maiores joias arquitetônicas de São Paulo. Ali estão os edifícios Itália, Copan, Hilton e Renata, cercados pelas praças Franklin Roosevelt, República e o viaduto do Minhocão. Na Vila Buarque também estão os Sesc Consolação e Sesc 24 de Maio, o IAB, a Escola da Cidade, o Cineclube Cortina, o restaurante A Casa do Porco e a lanchonete ZDeli, as galerias de arte Pivô, Central, WG e Lança.